sábado, 27 de junho de 2009

O SER HUMANO TEM MUITO QUE APRENDER!

Quando fomos informadas de que teríamos que ir para o laboratório fazer a aplicação dos conceitos aprendidos em Análise do Comportamento, utilizando RATOS, havia uma pergunta que não queria calar: Se queremos entender as pessoas, porque usar ratos para estudar AEC?

As dúvidas iam surgindo, e não sabíamos como aplicar os conhecimentos adquiridos nos testes com os ratos. Assim que foi dado andamento as atividades tudo foi ficando mais claro e compreensível, ficou demonstrado que o sujeito é determinado pelas contingências às quais está exposto.

Através desta prática nós pudemos desenvolver habilidades de pesquisador em Psicologia Experimental, tal como a capacidade de observação, de análise e redação de relatórios através da realização dos experimentos.

E mais importante ainda (para nós) foi esclarecer as nossas dúvidas ao ficar entendido completamente que o estudo do comportamento animal não é um importante campo científico apenas por si próprio, mas também por ter feito importantes contribuições para outras disciplinas com aplicações para o estudo do comportamento humano, para as neurociências, para o manejo do meio ambiente e para a educação de futuras gerações de cientistas.

Enfim, os trabalhos realizados no laboratório nos permitiram verificar a eficácia conceitual da teoria comportamental integrando a teoria com a prática.

Acadêmicas: Marta Andréia Morais e Rafaela Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário