segunda-feira, 29 de junho de 2009

Comentário sobre experiência prática

O experimento realizado no laboratório de análise experimental da Faculdade de Saúde Ibituruna teve como objetivo a modelagem do sujeito experimental, um rato albino, através do condicionamento operante.

A análise do comportamento é considerada uma ciência natural pelo fato de que suas teorias podem será plicadas a qualquer organismo vivo, seja humano ou não. Para o referido experimento utilizou-se o rato, por motivos éticos e metodológicos e também porque a forma de interação do sujeito com o ambiente são comuns a outras espécies, inclusive a humana.

A nossa experiência prática no laboratório foi apoiada principalmente na teoria contida no livro A Análise do Comportamento no Laboratório Didático, escrito por Maria Amélia Matos e Gerson Yukio Tomanari. Procuramos chegar à prática no laboratório tendo domínio do conteúdo, uma vez que consideramos de suma importância o entendimento do material teórico para a obtenção de um resultado satisfatório no processo de modelagem, processo este que não aconteceu satisfatoriamente.

Refletindo acerca disso, consideramos algumas variáveis que podem ter influenciado nos resultados negativos, tais como: o pouco tempo no qual o animal estava privado de água, a inexperiência das acadêmicas e o pouco auxílio recebido do caríssimo professor. Também observamos que algumas caixas de condicionamento operante poderiam não ter em perfeitas condições de funcionamento, tendo a barra de respostas mais rígidas do que o necessário, fato este que pode ter dificultado o condicionamento. Além disso, o sujeito experimental se mostrou de certa forma resistente ao processo.

O experimento, portanto, não foi concluído com sucesso, por motivos que não conhecemos totalmente. Isso para nós fez com que a prática figurasse como um grande desconforto. Apesar de termos nos dedicado para termos o domínio da teoria, as respostas esperadas não aconteceram. Entretanto, salientamos a experiência para o nosso enriquecimento acadêmico.
Monique e Sílvia

Nenhum comentário:

Postar um comentário