terça-feira, 30 de junho de 2009

Conclusão

Para Moreira e Medeiros (2007), o comportamento operante é aquele que produz conseqüências (modificações no ambiente) e assim é afetado por elas. Algumas dessas conseqüências aumentam a probabilidade de o comportamento voltar a ocorrer, essas conseqüências são chamadas de reforço.

Ao realizar o experimento aplicamos essa teoria à prática de laboratório. Encontramos algumas dificuldades como as caixas de experimentos que algumas vezes apresentaram problemas, o organismo do sujeito que se saciava com pequena quantidade de gotas, os sons produzidos pelos outros acadêmicos que também realizavam o experimento e por aqueles que ora abriam a porta e a inexperiência dos observadores diante dos procedimentos a serem realizados.

No decorrer da prática fomos nos familiarizando com o ambiente, o que tornou a realização dos procedimentos mais eficaz.

Apesar de não ter concluído todas as etapas das práticas devido o sujeito ter demorado a associar o ruído da barra à obtenção de água e de se saciar com pouca quantidade de gotas de água, este contribuiu para o sucesso do experimento uma vez que, conseguimos condicionar o rato, alcançando os objetivos pretendidos.
Jéssica e Pollyanne

Nenhum comentário:

Postar um comentário