sábado, 28 de março de 2009

Ciência básica, ciência aplicada e tecnologia

A ciência básica se distingue da ciência aplicada pelo comportamento do cientista, na básica o comportamento do cientista é controlado pela aquisição de novos conhecimentos e pelo desenvolvimento de teorias, pode-se dizer que toda pesquisa é uma ciência básica podendo gerar novas teorias. No entanto na ciência aplicada o comportamento do cientista é voltado para a aplicação de conhecimentos já existentes para a aquisição de novos conhecimentos e resolução de problemas básicos.
A ciência básica dedica-se a aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de teorias, ao passo que a ciência aplicada tem seu ponto de partida na aplicação de conhecimentos já existentes para aquisição de novos conhecimentos.
A tecnologia não é controlada pela ciência básica ou pela aplicada e sim utilizada pelas duas ciências para facilitar a resolução de problemas práticos do cotidiano, modificando ou construindo algo.
Portanto podemos dizer que a analise do comportamento funciona como tecnologia quando, aplicando princípios estabelecidos por meio das pesquisas básicas e aplicadas para o melhoramento de problemas de significância social e como uma fonte de métodos para tornar “observação e mensuração” válidas e confiáveis. Sendo a ênfase a solução de problemas práticos dirigida a humanos.

Equipe: Adriana, Andréia, Ana e Rhayssa.
Responsável pela postagem: Monique Xavier
Postagem originalmente feita em 17/03/2009

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Equipe: Ângela Mágda e Ludimila Francisca.
    Entendemos por " Ciência básica" que é a aquisição de novos conhecimentos e formulação de teorias, podendo gerar outros conhecimentos; já a " Ciencia aplicada" é a aquisição de novos cohecimentos, que causam impactos em assuntos prático; sendo assim a "tecnologia" é uma adaptação da ciência básica e aplicada, que nos permitem conhecer e resolvermos problemas do nosso cotidiano.

    ResponderExcluir
  3. equipe:sara walisson, eduardo,hudson



    na ciencia básica é utilizado novos conhecimentos pra gerar novas teorias, e na ciencia aplicada sao utilizados os conhecimentos ja existentes para gerar novos conhecimentos,a tecnologia é utilizada para resolver problemas praticos do nosso cotidiano, e tanto a ciencia básica como a aplicada contribui para conhecer e resolver problemas cotidianos.

    ResponderExcluir
  4. Equipe: Marcela Amaral, Monique Xavier e Sílvia Hiolanda

    A ciência básica é a aquisição de novos conhecimentos pelo desenvolvimento de teorias, enquanto a ciência aplicada é como já diz o nome, a aplicação de conhecimentos que já existem e que serve para a aquisição de novos conhecimentos através da resolução de problemas do cotidiano.
    A tecnologia é uma junção destas duas ciências para solucionar problemas do dia-a-dia, modificando ou construindo algo. Já a análise do comportamento funciona como a tecnologia quando, usamos as teorias e aplicamos para melhorar/solucionar problemas de peso social e como fonte de métodos para tornar a observação e mensuração valias e confiáveis; sendo a ênfase a solução de problemas práticos direcionada a seres humanos.

    ResponderExcluir
  5. Lembro que Nágila faz parte da equipe que postou A citação acima.

    ResponderExcluir
  6. entendemos que a ciencia basica é a aquisiçao de novos conceitos e o desenvolvimento de teorias,é tudo aquilo que é apenas teorico.Ciencia aplicada é a aquisiçao de novos conhecimentos, estes sao relacionados com problemas práticos, ou seja, é a ciencia que aplica na pratica. Aplica a teoria a partir de problemas cotidianos buscando novas soluçoes.A tecnologia depende tanto da ciencia basica quanto da ciencia aplicada , é comtrolada por seu impacto sobre problemas praticos.É a utilizaçao da ciencia basica na ciencia aplicada para resolver os problemas do dia a dia(modificando ou construindo algo)

    ResponderExcluir
  7. Equipe:Brunella,Édila,Elisa e Iriene.

    Fica claro que a Análise do Comportamento funciona como uma tecnologia porque utiliza-se de ciência básica, que é a aquisição de novos conhecimentos e desenvolvimento de teorias, e de ciência aplicada,aplicação de conhecimentos já existentes para aquisição de novos. Portanto a Análise do Comportamento preocupa-se com a melhoramento de problemas sociais e como uma fonte de métodos para tornar “observação e mensuração” válidas e confiáveis.

    ResponderExcluir
  8. Equipe: Laura, Marta , Rafaela e Rosilene
    A interação entre ciência e tecnologia é central para o bem estar da ciência do comportamento e da tecnologia que envolve intervenções comportamentais planejadas para melhorar problemas de comportamento.
    O comportamento do tecnicista é aquele de adaptação e de aplicação do que é conhecido a partir das ciências básica e aplicada para resolver problemas práticos da vida cotidiana.

    ResponderExcluir