sábado, 28 de março de 2009

Seleção por Consequências

A história do comportamento humano, se considerarmos o início com a origem da vida na terra, é possivelmente superada em amplitude apenas pela história do universo. Assim como o astrônomo e o cosmologista, o historiador trabalha apenas com a reconstrução do que pode ter acontecido, ao invés de revisar os fatos registrados. A estória presumivelmente começou, não com um big bang, mas com aquele momento extraordinário quando surgiu uma molécula que tinha o poder de se auto-reproduzir. Foi então que a seleção por conseqüências fez sua aparição de uma forma casual. A reprodução foi por si só uma primeira conseqüência, e levou através da seleção natural à evolução de células, órgãos e organismos que se auto reproduziram sob condições altamente diversas.
O que chamamos de comportamento evoluiu como um conjunto de funções indo além do intercâmbio entre organismos e ambiente. Em um mundo razoavelmente estável isto poderia ser no máximo parte da capacidade genética das espécies, como a digestão, a respiração ou qualquer outra função biológica. O comportamento funcionou bem apenas sob condições mais ou menos similares àquelas sob as quais foi selecionado. A reprodução sob condições muito mais amplas se tornou possível com evolução de dois processos através dos quais os organismos individuais adquiriram comportamento apropriado para novos ambientes. Através do condicionamento respondente (Pavloviano), as respostas preparadas antes pela seleção natural poderiam estar sob controle de novos estímulos. Através do condicionamento operante, as novas respostas poderiam ser fortalecidas ("reforçadas") por eventos que imediatamente as seguiram.
Texto escrito por B. F. Skinner
Equipe: Marcela, Monique e Sílvia
Responsável pela postagem: Monique Xavier
Postagem Originalmente feita em 14/03/2009

8 comentários:

  1. Neste texto do Skinner é mostrada claramente a relação das suas idéias com a teoria da evolução de Charles Darwin, quando Skinner diz sobre a seleção por conseqüência. A seleção por conseqüência que o Darwin chamou de seleção natural é o que faz com que a espécie evolua ao longo dos anos. Darwin diz que o ambiente é quem seleciona o ser com as características mais propícias para ali viver, ou seja, a espécie mais adaptada sobrevive e vai passando as suas características genéticas e “benéficas” para seus descendentes. A diferença entre Darwin e Skinner é que enquanto Darwin fala da evolução das características físicas do ser humano, Skinner enfatiza a evolução do comportamento e que este evolui além da interação entre organismo e ambiente.
    De acordo com Skinner, para que o comportamento seja repetido em condições diferentes das quais nasceu é necessária a evolução do condicionamento respondente (involuntário, reflexos) e do condicionamento operante (voluntário, sob controle, espontâneo), que levariam juntos à adaptação às novas situações.

    ResponderExcluir
  2. Neste texto fala sobre a teoria da evolução, onde quem sobrevive é a especie que melhor se adaptou,evoluindo, onde o comportamento é modificado, atraves do condicionamento respondente, e do condicionamento operante.

    ResponderExcluir
  3. Equipe: Ângela Mágda e Ludimila Francisca.

    segundo a análise do comportamento, com os conceitos e princípios validados na investigação empírica de fenômenos comportamentais. Uma dessas referências consiste do modo causal de seleção por conseqüências. Mediante a compreensão das interações respondente-operante, o modo causal de seleção por conseqüência seria explicativo de componentes operantes e respondentes de respostas emocionais.Enfim, A reprodução sob as mais variadas condições tornou-se possível com a evolução de dois processos através dos quais organismos individuais adquiriram comportamento apropriado a novos ambientes. Através de "condicionamento respondente" (pavloviano)e pela seleção natural puderam ficar sob controle de novos estímulos. Através de "condicionamento operante" novas respostas puderam ser fortalecidas ("reforçadas") por eventos imediatamente posteriores a elas (Skinner).

    ResponderExcluir
  4. Podemos ver neste texto, a relação da teoria da evolução de Darwin, com a proposta do behaviorismo, onde ocorre a adaptação dos seres ao ambiente, o comportamento é modificado, e levando em conta o condicionamento respondente (Pavloviano), que são as respostas preparadas antes pela seleção natural, e o condicionamento operante, onde as novas respostas poderiam ser fortalecidas ("reforçadas") por eventos que imediatamente as seguiram.

    ResponderExcluir
  5. Observa-se neste texto a relação da teoria da evolução de Darwin, com a proposta do behaviorismo de Skinner, uma vez que Skinner faz uma analogia à teoria da evolução pois as duas se referem a adaptação da espécie ao meio, ao ambiente. Estamos limitados a três níveis de seleção, a filogênese a ontogênese e a cultura, que são aspectos determinates para as respostas que emitimos, e é a partir desses três aspectos que acontece a seleção natural e comportamental, onde as espécies que apresentam vantagem sobre as demais se sobressaem, substituindo as demais.

    ResponderExcluir
  6. É uma ousadia da minha parte descordar de Skinner... mas, não concordo com ele e Dawin quando dizem a respeito do iníco da vida no nosso planeta. Creio em um Deus criador de todas as coisas, que criou cada espécie como elas são, mas na adaptação das especies creio sim. pois é fato concreto, que não podemos negar.

    OBS> Opinião pessoal de Nágila.

    ResponderExcluir
  7. Equipe: Brunella, Édila, Elisa e Iriene

    Esse texto deixa claro a relação da teoria de Darwin e Skiner. Onde as espécies que melhor se adaptavam sobressaim e os comportamentos que fossem melhor sucessidos permaneciam.Isso se deu graças aos processos de condionamento respondente e condicionamento operante.

    ResponderExcluir
  8. Equipe: Laura, Marta, Rafaela e Rosilene

    A Teoria da Evolução de Darwin diz que os indivíduos mais adaptados prevalecem no ambiente. Assim, as populações estão sempre mudando de perfil e adquirindo características mais adaptadas.Skinner constrói sua teoria a partir do conceito de “operante”. Para ele, o comportamento se define a partir das condições ambientais no momento em que ele ocorre e da sua relação com as consequências. O comportamento operante é voluntário e intencional e é a história do indivíduo que vai construir o repertório de comportamentos que uma pessoa terá ao longo da vida.

    ResponderExcluir