sábado, 28 de março de 2009

Behaviorismo Radical e Pragmatismo

O behaviorismo radical baseia-se no pragmatismo que é concepção desenvolvida por filósofos americanos, particularmente Charles Pierce (1839-1914) e William James (1842-1910) que tem como noção fundamental segundo BAUM (1999, p.37) “é de que a força de investigação científica reside não tanto na descoberta da verdade sobre a maneira como o universo objetivo funciona, mas no que ela nos permite fazer”. O behaviorismo radical assim, baseia-se na praticidade. O contemporâneo behaviorismo radical não faz distinção entre os mundos subjetivo e objetivo, e se concentra em conceitos e termos, e o objetivo da ciência do comportamento aqui é descrever em termos que se tornem familiares e, portanto, “explicado”, buscando a ampliação da nossa experiência natural do comportamento por meio da observação precisa. As descrições pragmáticas do comportamento do behaviorismo radical tem por fim o contexto em que ocorre e para o behaviorista radical, os termos descritivos não só explicam como também definem o que é comportamento.
O behaviorismo radical de Skinner e os psicólogos dessa abordagem, segundo BOCK, FURTADO e TRASSI (2002, p. 46): “utilizam termos como “resposta” e “estímulo” para se referirem àquilo que o organismo faz e às variáveis ambientais que interagem com o sujeito” e o comportamento é entendido como a interação do indivíduo e o ambiente sendo o homem tomado como o produto e o produtor dessas interações.
Fonte:
http://www.euniverso.com.br/Psyche/Psicologia/comportamental/behaviorismoradical.htm

Equipe: Marcela, Monique, Sílvia
Responsável pela postagem: Monique
Postagem originalmente feita em 15/03/2009

9 comentários:

  1. equipe:[Hudson,Eduardo,sara,whalysson]

    As questões trabalhadas no Behaviorismo Radical avaliam a repercussão e a validade das pesquisas científicas experimentais no estudo do comportamento,por isso que o behavioristas radicais trabalham com evidências refutáveis e jamais com abstratas especulações. Eles procuram se estabelecer nas práticas, pois assim conseguem provar as suas questões.

    ResponderExcluir
  2. Equipe: Ângela Mágda e Ludimila Francisca.

    O pragmatismo não faz nenhuma suposição sobre um mundo real externo, indiretamente conhecido. Ao invés, concentra-se na tarefa de compreender nossas experiências. Perguntas e respostas que nos ajudam a entender o que acontece a nossa volta são úteis. O behaviorismo radical baseia-se no pragmatismo. Os behavioristas radicais preferem o pragmatismo ao realismo porque o realismo leva a uma visão dualista das pessoas, que é incompatível com uma ciência do comportamento. O behaviorismo radical rejeita o dualismo entre mundo interior e exterior. Em vez disso, considera que a análise do comportamento lida com um só mundo e o comportamento a ser encontrado nesse mesmo mundo único.

    ResponderExcluir
  3. Equipe: Marcela Amaral, Monique Xavier e Sílvia Hiolanda

    O pragmatismo, como o nome já diz, significa prático, ou seja, o maior objetivo é descobrir não tanto como o universo objetivo funciona, mas sim no que ele nos permite fazer. O behaviorismo radical baseia-se neste pragmatismo, na praticidade. Este behaviorismo não separa o mundo em externo e interno, ou seja, o subjetivo do objetivo, o objetivo da ciência do comportamento é descrever termos que se tornem familiares, que explique e definem observações precisas a cerca do comportamento.
    Por fim, o behaviorismo radical de Skinner e outros psicólogos desta abordagem conceituam comportamento como a interação entre individuo e ambiente, sendo o homem o produto e o produtor desta interação.

    ResponderExcluir
  4. Equipe: Ana Francisca, Adriana, Andreia, Nágila e Rayssa.

    Neste artigo o autor esclarece que o pragmatismo do behaviorismo foi desenvolvido por filosofos americanos e basei-se na preticidade. Ou seja não destingui mundo subjetivo e objetivo, basei-se em descrever o comportamento em termos familiares tornando mais "Zexplicavéis", buscando assim uma ampliação de nossas experiencias naturais de comportamento com o mundo atraves da observação precisa.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Equipe:Brunella,Édila,Elisa e Iriene.

    O autor fala do Behaviorismo radical que baseou-se no pragmatismo,e na praticidade deixando claro que este não faz distinção entre os mundos subjetivo e objetivo.Fala também do Behaviorismo de Skinner que utiliza termos como RESPOSTA e ESTIMULO para se identificar às diversas variáveis que interagem com o sujeito.

    ResponderExcluir
  7. Equipe: Laura,Marta, Rafaela e Rsilene

    Os behavioristas radicais vêem a ciência no contexto da tradição filosófica do pragmatismo, o pragmatismo não faz nenhuma suposição sobre um mundo real externo, indiretamente conhecido, concentra-se na tarefa de compreender nossas experiências. O que importa para o pragmatista é que ao descrevermos nossas observações, usemos termos que relacionem um fenômeno ao outro.Quando conseguimos ver relações, ver como uma observação se relaciona com outras, então nossas experiências aparecem como ordenadas e compreensíveis.

    ResponderExcluir
  8. O autor expõe o behaviorismo radical baseado no pragmatismo, rompendo radicalmente com o dualismo, não faz nenhuma suposição sobre um mundo real externo, indiretamente conhecido. Ao invés, concentra-se na terefa de compreender nossas experiências. O behaviorismo radical busca termos descritivos que sejam úteis para compreensão do comportamento e econômicos para sua discussão. As descrições pragmáticas incluem seus fins e o contexto no qual ocorre, tanto explicam quanto definem.

    ResponderExcluir
  9. Equipe do comentário acima:
    Pollyanne, Isabella, Daniel, Jessica

    ResponderExcluir