sábado, 28 de março de 2009

Behaviorismo e Ciência do Comportamento

Por Robson Brino Faggiani
USP - IACC

Behaviorismo Metodológico
_ John Watson (Psicologia como o
Behaviorista a vê, 1913)
_ Estados internos não são mensuráveis.
_ Não negava a existência de processos
mentais. Não os estudava por uma
questão de método.
• Dualista.
_ Influenciado por Pavlov.
_ Paradigma S-R.
• causa-efeito.

Behaviorismo Mediacionista
_ Defendia o Paradigma S-O-R.
_ O = variáveis internas do organismo.
• Dualista.
_ Precursor da Psicologia Cognitiva.
_ Paradigma S-O-R._ O = funções biológicas.
• Monista: apesar de mediacionista,
só propunha variáveis fisiológicas.


Behaviorismo Radical
Descrito por Skinner.
Pragmatismo.
Monismo.
Contextualismo.
Determinismo (probabilístico).
Selecionista.


Pragmatismo:
Existe uma verdade? Não importa.
• A verdade é contextual e, portanto, mutável.
Entre duas proposições, a verdadeira é a que permite melhor
conseqüências práticas.
O objetivo da ciência é encontrar verdades pragmáticas.
• E substituí-las quando melhores verdades aparecerem.
Para o behaviorista, não importa se existe “mente”.
• O importante é utilizar explicações que permitam melhores resultados.
• É possível explicar todos os comportamentos sem usar a “mente”.
Monismo:
Existe apenas um tipo de substância no mundo.
• “Corpo” e “Mente” são a mesma substância.
Para o analista do comportamento:
• Comportamentos explicados sem referência a eventos mentais.
• Público e Privado vs. Externo e Interno.
• Onde fica o Conhecimento?


Contextualismo:
Fatos só fazem sentido no contexto em que ocorreram.
Diferentes contextos produzem fatos e proposições diferentes.
O conhecimento deve ser analisado em seu contexto.

Determinismo (probabilístico):
O mundo possui constância.
• A ciência é possível.
O problema causa-efeito.
Para o behaviorista, o comportamento é
determinado...
• Pelas conseqüências, mais do que por eventos
anteriores.
• Por múltiplas causas, subordinadas a contextos
(probabilidade).
Selecionismo

Selecionista. Três níveis de seleção.
Filogenética: História de evolução da espécie.
• As pessoas fazem sexo por prazer.
• Sexo é reforçador porque organismos que “gostavam” de copular
reproduziram mais e sobreviveram.
Ontogenética: História de reforçamento do organismo.
• Um rato pressiona a barra diante da luz mais do que anda pela caixa.
• O reforçador ÁGUA selecionou a resposta de pressionar a barra.
Cultural: Práticas culturais.
• No Brasil, as pessoas se cumprimentam com um aperto de mão.


O que é Comportamento

Comportamento é a relação entre o organismo e o ambiente.
É a relação entre estímulos antecedentes, resposta e estímulos conseqüentes à resposta.

Para o analista do comportamento...
Interessa conhecer as condições do ambiente anteriores e posteriores à resposta.
Interessa conhecer as variáveis culturais que podem estar influenciando a resposta.
Interessa conhecer a história de vida do organismo.
Interessa conhecer a função da resposta mais do que sua topografia.
• A mesma topografia de resposta pode ter funções diferentes, dependendo do contexto em que
ocorre.

“Patologia” para a Análise do Comportamento

Não existe “doença mental”.
Todos os comportamentos que ocorrem são normais.
As leis do comportamento são as mesmas para o que é chamado de “patológico” e para o que é
chamado de “normal”.
Problemas ocorrem quando há déficits ou excessos comportamentais.
Alguns comportamentos produzem resultados dúbios...
MUITO OBRIGADO!
Robson Faggiani
robsonfaggiani@iacc.psc.br

Equipe: Marta, Rafaela, Laura e Rosilene
Responsável pela postagem: Monique
Postagem originalmente feita em 17/03/2009

10 comentários:

  1. O Behaviorismo acredita ser possível criar uma ciência natural do comportamento e essa ciência ser a psicologia. Para eles o comportamento é a interação do sujeito com seu ambiente e o que determina o comportamento é a história do indivíduo

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  2. O behaviorismo metodológico, consiste na teoria que explica o comportamento publicamente observável,a qual a Psicologia deve ocupar-se em estudar o comportamento apenas quando for possível uma observação pública para obter uma mensuração, ao invés de ocupar-se dos estados mentais que possam gerar ou influenciar tais comportamentos. Assim o behaviorismo metodológico acredita na existência da mente, mas a ignora em suas explicações sobre o comportamento. Para o behaviorismo metodológico os estados mentais não se classificam como objetos de estudo empírico.
    O behaviorista radical rejeita o mentalismo por ser materialista, e acaba com o dualismo por acreditar que o comportamento é uma função biológica do organismo vivo. O behaviorista radical propõe que existam dois tipos de transações entre o Comportamento e o Ambiente:a primeira refere-se as consequências seletivas que ocorrem após o comportamento e modificam a probabilidade futura de ocorrerem comportamentos equivalentes, da mesma classe.A segunda refere-se aos contextos que estabelecem a ocasião para o comportamento ser afetado por suas conseqüências e que portanto ocorreriam antes do comportamento e que igualmente afetariam a probabilidade desse comportamento.

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  3. Equipe: ângela Mágda e Ludimila Francisca.

    Entendemos que o Behaviorismo não é a ciência do comportamento humano, mas, sim, a filosofia dessa ciência. Comportamento é a interação do sujeito com o ambiente. O comportamento humano é o traço mais familiar do mundo em que as pessoas vivem, e deve ter dito mais sobre ele do que sobre qualquer outra coisa. A análise do comportamento é uma abordagem psicológica que busca compreender o ser humano a partir de sua interação com seu ambiente, estuda para tentar entender porque as pessoas se comportam da maneira que se comportam em determinadas situações.

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  4. Como vimos em sala de aula, este texto, apresenta de forma clara e objetiva a questão do behaviorismo metodológico (Watson) e do radical (skinner), Mais uma vez enfatiza tambem os três niveis de seleção, aos quais o nosso comportamento está limitado (filogênese, ontogênese e a cultura), e de forma suscinta expõe sobre o signiicado de comportamento, que é relação do organismo com o ambiente, a produção de estimulos antecedentes, respostas e estimulos consequentes.

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  5. os behavvioristas acreditam que tudo que acontece com o individuo é por influencia do meio, a infleuncia do ambiente e suas relaçoes, a filogenese a ontogenese e a cultura que sao colocados como os tres níveis de selelçao natural, e que comprovam que o comportamento das pessoas está limitado. o comportamento é a interaçao do sujeito com o ambiente, e essas análises procuram compreender o ser humano a partir de sua interaçao com o meio em que ele vive, ou seja, de acordo com seu ambiente.

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  6. Equipe: Marcela Amaral, Monique Xavier e Sílvia Hiolanda

    Primeiramente, o texto mostra 3 tipos de Behaviorismo mostrando características próprias de cada um e posteriormente vai definindo alguns conceitos destes. Tendo em vista que comportamento é a relação entre o organismo e o ambiente, o analista do comportamento se interessa a conhecer as condições do ambiente antes e depois da resposta do organismo, as variáveis culturais que podem estar influenciando a resposta (a cultura), conhecer a história de vida do organismo (o que vimos em sala de aula que é a ontogênese), conhecer a função da resposta mais do que sua topografia (descrição do lugar). Porém, a mesma topografia de resposta pode ter funções diferentes dependendo do contexto em que ocorre. Para a analise do comportamento não existe doença mental, todos os comportamento que ocorrem são normais, problemas só ocorrem quando há déficits ou excessos de comportamentos e alguns comportamentos produzem resultados ambíguos.

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  7. Este comentário foi removido pelo autor.

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  8. Equipe: Ana Francisca, Andreia, Adriana, Nágila e Rayssa.

    Faggiani, em seu artigo, aborda caracteristicas de 3 diferentes correntes do Behaviorismo, evidênciando assim suas semelhanças e contradições. Apresenta ainda difinições de termos usados pelos behavioristas radicais, facilitando a compreenção dos mesmos.

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  9. Este comentário foi removido pelo autor.

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  10. Equipe:Brunella,Édila,Elisa e Iriene.

    O texto O Behaviorismo e a Ciência do Comportamento aborda assuntos que foram abordados na sala de aula,onde este apontam as definições e as idéias apresentadas por tipos de behavioristas diferentes caracterizando cada um.O texto explicita também que o comportamento do indivíduo é determinado pelo meio e a sua interação com o mesmo.

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