sábado, 28 de março de 2009

Grandes Descobertas Científicas por Felipe Epaminondas

Skinner criou a “caixa de Skinner”, onde era colocado um rato privado de alimento. Naturalmente, o rato emitia vários comportamentos aleatoriamente e quando ele se aproximava de uma barrinha perto da parede, Skinner introduzia uma gota d’água na caixa através de um mecanismo e o rato a bebia. As próximas gotas eram apresentadas quando o rato se aproximava um pouco mais da barra. As outras quando o rato encostava o nariz na barra. Depois as patas. E assim em diante até que o rato estava pressionando a barra dezenas de vezes até saciar completamente sua sede. Foi observado que os comportamentos do rato que eram seguidos de um estímulo reforçador (a água) aumentavam de frequência, enquanto outros diminuiam. Igual a seleção natural onde as espécies mais adaptadas sobrevivem e as menos vão se tornando mais raras ou eventualmente desaparecem.
Graças a esta descoberta, hoje (depois de estudos muitíssimos mais avançados) somos capazes de explicar (e modificar) uma vasta gama de padrões comportamentais de amebas, golfinhos, ratos, pombos, cachorros, humanos, e até já existem estudos com estes resultados em células neuronais. A psicologia comportamental é a que traz resultados mais rápidos na clínica e a cada dia é usada em novos ambientes (escolas, hospitais, organizações, etc).
Muitos não gostam de ver o comportamento humano ser explicado através de leis científicas, muito menos em pesquisas de laboratório. Deste modo, a psicologia comportamental é frequentemente mal interpretada e rotulada de superficial, mecanicista ou até manipuladora. Eu só espero que aqui neste blog eu consiga exorcizar alguns destes “demônios” que ainda assombram a psicologia.
Tags:
Behaviorismo, condicionamento, operante, Psicologia, skinner

Equipe: Ângela e Ludimila
Responsável pela Postagem: Monique
Postagem originalmente feita em 14/03/2009

7 comentários:

  1. O Texto nos fala como foi importante a caixa de skinner,para a observação dos comportamentos emitidos pelo rato, que atraves dessa experiencia, houve grandes descobertas, usando estimulos para obter respostas para determinados comportamentos, descobrindo assim que somos capazes de explicar e modificar padrões comportamentais.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. A caixa de Skinner mostra que através de um estímulo reforçador (a água) seria possível condicionar o rato. O processo fazia com que os comportamentos do animal que eram reforçados tinham sua freqüência aumentada, enquanto os que não recebiam reforço algum diminuíam. Essa diminuição do comportamento não reforçado nos recorda a teoria da seleção natural, de Darwin: espécies mais adaptadas sobreviviam, enquanto as menos adaptadas tendiam à extinção.
    À partir desses conhecimentos, houve a possibilidade de explicar e modificar o comportamento de várias espécies de animais e até humanos. Em função disso o comportamentalismo tem sido usado com muito sucesso em diversas áreas da psicologia Apesar de algumas pessoas não gostarem de ver o comportamento humano sendo alvo de pesquisas, experimentos de laboratório, é incontestável que inúmeros benefícios existem e exatamente por isso é preciso que as pessoas se dispam de seus preconceitos quanto a isso.

    ResponderExcluir
  4. Epaminondas, mostra o condicionamento operante atraves das pesquisas de Skinner. Ele aborda o avanço e sucesso da psicologia comportamental, como em estudos com celulas neurais mostrando seus padrões de comportamentos. Resalta que a psicologia comportamental é a que dá resultados mais rapidos na clinica e que seu campo de atuação vem se estendendo. Descreve ainda que muitas pessoas por desconhecimento consideram como uma abordagem superficial, manipuladora, ele pretende esclarecer os maus entendidos no seu blog.

    ResponderExcluir
  5. Equipe: Brunella, Édila, Elisa e Iriene

    As descobertas com animais são de grande importância para a humanidade. Um grande exemplo disso foram as descobertas de Skiner com vários animais. Elas nos possibilitou compreender melhor a interação dos organismos com meio, como agiam, e em que circunstâncias agiam. Muitos criticam as explicações dos comportamentos humanos através de leis cientificas por elas serem originadas através de experiência com animais.

    ResponderExcluir
  6. O condicionamento operante desenvolvido por Skinner, estabelece que todo comportamento é influenciado por seus resultados, havendo um estímulo reforçador, podendo ser positivo quando fortalece o tipo de comportamento (recompensa), ou negativo quando tende a inibir certo comportamento (punição). O comportamento operante é modelado a partir de nosso repertório inato. As respostas que gerem mais reforço em média, tendem a aumentar de freqüência e se estabelecer no repertório, ou seja, em um contexto semelhante tendem a ser novamente emitidas. O tipo de conseqüência que aumenta a probabilidade de ocorrência da mesma função de resposta em contextos semelhantes, chama-se reforço. O reforço pode ser positivo, quando há a adição de um estímulo no ambiente que resulte no aumento da freqüência da resposta que o gerou; ou negativo, quando a resposta emitida remove algum estímulo aversivo, ou seja, que a pessoa tende a evitar, do ambiente.

    ResponderExcluir
  7. para o skinner os fatores culturais e ambientais atuam modificando o comportamento em uma relaçao com o ambiente, como outra ciencia que estuda o comportamento ela usa seu metodo especifico sobre eventos e processos.frtemente criticada por causa de seu metodo e teoria,que não necessidade de conhecer o mecanismo neurofisiologicos para poder faazer uma analise do comportamento ou seja não precisa saber o que se passa no cerebro para tatarar o comportamento cientifico.

    ResponderExcluir